18 maio, 2010

Museu do Surf Santos – Aprendendo com o passado

Hoje é comemorado o dia internacional do Museu e, neste ano, o tema da comemoração é “Museus e Harmonia Social”.

Muitos jovens têm reação de aversão quando é mencionada a palavra museu. Eles acham que museu remete a coisas velhas, empoeiradas e que, a princípio, não teria algum valor no sentido social.

Mas vale lembra-los que a história tem papel fundamental na formação dos cidadãos e na evolução da sociedade, logo, o tema “Museus e Harmonia Social” fica mais do que esclarecido, se torna necessário.

Não é apenas para recordar o passado que se vai ao museu, é para aprender com ele. No Museu do Surf em Santos, por exemplo, são expostas fotografias de Osmar Gonçalves, primeiro surfista do Brasil, com uma prancha de surf enorme e um remo nas mãos.

Muitos acharam que Osmar Gonçalves não praticava o surf, mas hoje praticam o Stand Up  Surf sem questionamentos graças a surfistas que aprenderam com o passado.

Pra quem quer curtir a história do surf na cidade onde o surf nasceu no Brasil, basta ir ao Museu do Surf em Santos, localizado no Quebra-Mar, na Praia do José Menino, em Santos, litoral sul de São Paulo.

Aloha!


Notícias Relacionadas:

Um comentário:

DEOLINDA NUNES disse...

PARABÉNS PELO ENCANTADOR ESPAÇO. ESTIVE ONTEM LENDO, FOLHEANDO ALGUNS LIVROS DO ACERVO ENQUANTO ME ABRIGAVA DO VENTO GELADO.
ADORO SENTAR NO DECK E OLHAR O MAR E O MOVIMENTO DOS SURFITAS E DE SUAS PRANCHAS. MAS ONTEM FIQUEI POR POUCO TEMPO. MAS VALEU MUUUUITO!
SEGUE UM SONETO QUE ESCREVI HOJE COM INSPIRAÇÃO NA LINDA ILHA - OK???

ILHA URUBUQUEÇABA - PRAIA JOSÉ MENINO/SANTOS


ILHA DAS AVES, DAS CORES
ILHA QUE ABRIGA ALGUNS SONHOS
QUE ESCUTA PRECES, PEDIDOS
RISOS E AS ONDAS SEM FIM

ILHA QUE GUARDA SEGREDOS
QUE ACOLHE COQUEIROS
DIZ A LENDA QUE TAMBÉM ACOLHE
CIGANOS COM SUAS CANÇÕES

O VENTO, A BRISA PASSAM
AFAGANDO O SEU VIVO VERDE
RENOVADO A CADA AMANHECER

ASSIM COMO TODA ESPERANÇA
DEVE SER: RENOVADA A CADA DIA
ILUMINADA FEITO ILHA AO ENTARDECER