História do Surf

Cidade Natal do Surf no Brasil

Algumas pessoas até acreditam e contam que o surf não nasceu em Santos, litoral sul de São Paulo. Mas não se engane, assim como Santos Dumont inventou o avião, o surf nasceu na Cidade de Santos.

O pequeno detalhe que faz com que alguns digam que Osmar Gonçalves não inventou o surf é o fato de ele ter surfado a primeira onda, com a ajuda de um remo. Então experimente você pegar uma onda com uma “pranchinha” de 3,90 metros e 80 quilos. Osmar Gonçalves, com apenas 16 anos, foi o primeiro surfista do Brasil.
A ideia de montar uma prancha veio em 1937, quando o pai dele trouxe para o Brasil uma edição da revista Popular Mechanics, que mostrava a planta de uma prancha. Osmar se encantou e junto com a ajuda de João Roberto e Júlio Putz, construiu com as próprias mãos a primeira prancha feita no Brasil. Caiu no mar em 1938, na praia do canal 3, em Santos.

Esse foi o primeiro passo para Santos se tornar uma Surf City. Hoje em dia a cidade parece respirar o esporte, há bares, lojas, projetos sociais, filmes e muitas outras coisas ligas ao surf, afinal Santos é uma ilha, tem bastante espaço para praticar o surf.

Nas décadas de 60 e 70 a cidade viveu um momento muito ruim para o esporte, a época era de ditadura e os surfistas eram considerados marginais e julgados como usuários de drogas, irresponsáveis e adjetivos piores.  Muitas pranchas eram apreendidas e muitos pioneiros têm histórias tristes para contar, como policiais bicando pranchas e repreendendo surfistas.

Em 1992, Santos foi a primeira cidade do país a ter uma escola pública de surf, foi o pontapé inicial para transformar o berço do surf em uma verdadeira Surf City. Existem vários projetos ligados ao surf para ajudar na melhoria de vida da Cidade.

Entre os principais projetos podemos citar o Omelca, para crianças com deficiências mentais, síndrome de down, déficit de atenção; Surf para a Terceira Idade; Cine Surf; Surf noturno.

Destaque para o Surf para deficientes visuais, Santos tem o primeiro surfista cego do mundo e tem a primeira prancha de surf adaptada para deficientes visuais do mundo, projetada e construída por Cisco Araña, primeiro surfista profissional a competir fora do país.

Uma modalidade do surf que vem crescendo bastante em Santos é o Stand Up, o surf à remo. Uma ótima resposta a todos os que criticavam Osmar Gonçalves por ter pegado algumas ondas com a ajuda do remo. O filho de Picuruta Salazar, Leco Salazar é um dos destaques nacionais na modalidade e arrebenta nas ondas quando o assunto é Stand Up. A Cidade já até ganhou uma loja especializada na modalidade.

Essa Surf City prova que o surf não é apenas um esporte ou um estilo de vida, mas um meio de deixar muitas pessoas felizes sem que se gaste muito dinheiro com isso, as escolinhas municipais oferecem de pranchas a acessórios sem cobrar nada dos alunos.

Aqui tem!

Santos tem recorde! Picuruta Salazar, dez vezes campeão brasileiro, duas vezes campeão mundial e com mais de 150 títulos na bagagem.
.
Santos tem o primeiro Museu do Surf do Brasil.
.
Santos tem o Quebra-Mar, reformado inteiramente para que todos possam apreciar o surf.


Santos tem mais de cem pioneiros que ainda pegam onda e ainda participam de campeonatos.

Em Santos cresceu e conheceu o esporte Gilberto Nogueira, o Neguito, primeiro
juiz brasileiro no cenário internacional, há mais de 20 anos ele apita nos Circuitos Europeus.
.
Santos tem Carla Canepa, a primeira surfista profissional do país.

Como surgiu o SurfinSantos
.
Criamos o SurfinSantos, a princípio, para ajudar no documentário Santos Surf City, que estávamos produzindo com mais dois amigos. Nosso objetivo era explicar um pouco do esporte para aqueles que não o conhecem bem, para mostrar melhor o Surf e Santos, essa Surf City que muitos não conhecem.
Contamos lendas, apresentamos as diferenças de pranchas, demos dicas, falamos de história, do sentimento entre O surfista e o mar e enfatizamos em passar as notícias, em criar um vínculo com os surfistas ou com quem se identifica com esse esporte.

Levantamos a bandeira contra a poluição do mar, quebramos preconceitos contra o surf, mostramos velhos pioneiros surfando e o oposto, um menino de apenas sete anos de idade.

Vamos continuar noticiando, vibrando, torcendo e amando o surf. Essa é a essência do SurfinSantos, apresentar e falar sobre um esporte apaixonável e fazer com que você queira sempre mais surf.


As fotos de Osmar Gonçalves que aparecem aqui foram tiradas do arquivo pessoal da viúva dele, Maria Aparecida (Cidi), que gentilmente nos cedeu revistas antigas nas quais aparecia Osmar na década de 30.