05 junho, 2009

Osmar Gonçalves

Nasceu em Santos dia 14 de setembro de 1922. Com apenas 16 anos, em 1938, entrou para a história do surfe, ao ser o primeiro brasileiro a pegar ondas.

Tudo começou em 1937, quando seu pai trouxe uma revista americana denominada Popular Mechanics, na qual havia a planta de uma tábua havaiana, como então eram chamadas as pranchas de surfe.

Osmar e seu grande amigo João Roberto Hafers, o Juá, resolveram construir a prancha ilustrada na revista. Contaram com o auxílio de Júlio Putz, amigo e construtor de barcos em Santos.

A prancha tinha 3,90 metros de comprimento e pesava, aproximadamente, 80 quilos. Com ela, surfaram em Santos e em Guarujá durante muitos anos. Só pararam de pegar ondas devido aos compromissos de trabalho, quando Osmar foi para os Estados Unidos.Osmar Gonçalves residiu em São Paulo e Porto Ferreira e somente após mudar-se para Campinas teve a oportunidade de retomar os esportes náuticos velejando num clube na represa de Americana, do qual foi comodoro por muitos anos.

Faleceu em 30 de abril de 1999, deixando viúva Maria Aparecida, a Cidi Simon Gonçalves, com quem teve quatro filhos: Osmar Gonçalves Filho, Luiz Henrique Gonçalves, Ana Maria Gonçalves e Fernando Gonçalves e dez netos.

3 comentários:

Meninas de Pantufa disse...

nossa 80k pesava a prancha.. ele fazia era musculação antes de pegar ondas...

bjs...
legal o blog...

Lizzie Haubert disse...

Caramba a prancha pesava 80 quilos? é muito na minha opinião, uau ponto positivo pro cara, ele nao deixou de surfar nem com a prancha super pesada.
Blog super dez.
bjs.
http://cookiesfranceses.blogspot.com/

Zanzini disse...

Hoje é aniversário do Osmar!! Grande Aloha!!!!