03 junho, 2009

O mar cura….

Que a prática de esportes ajuda a manter a saúde e a promover o bem-estar, todos sabem de cor. Que o surfe em Santos, como esporte radical ou de inclusão social, tem diversos programas de incentivo à prática de esportes, também é sabido por todos.

O que poucos sabem, ou, pelo menos, é pouco comentado, é que o mar, por si só, já contribui para tornar a vida dos surfistas mais saudáveis. Sabendo disso, os profissionais do surfe de Santos mantêm na programação estudos e exercícios sobre o mar.

Há uma lista de benefícios com a prática esportiva no mar, cujas competências básicas promovem o equilíbrio, a coordenação motora, o desenvolvimento neuro–psico-social , o aumento da resistência cardiovascular e da força física.

Mas, em dias sem ondas ou muito frio, o exercício não para; os alunos da Escolinha Radical aprendem sobre meteorologia, estudam as marés , aprendem sobre a fabricação de pranchas, biologia e também noções do meio ambiente , nos quais são estimulados a respeitar a natureza e por conseqüência, a si próprio.O surfe é mais do que esporte, é um estilo de vida.

Aprender a respeitar a natureza e privilegiar a vida são fundamentos de suma importância para qualquer surfista.

2 comentários:

Evandro disse...

muito legal!!

"Aprender a respeitar a natureza e privilegiar a vida são fundamentos de suma importância para qualquer PESSOA."

Raiana disse...

Ah, não sabia desse desse estudo, muito bom! Hj depois de vários dias chuvosos o céu aqui amanheceu tão limpo e azul que só me veio o pensamento da praia como sensação pra revigorar a alma!
Gostei do tema completo por aqui!
Passa por lá!
www.tocou.blogspot.com