26 junho, 2009

Bicho-homem surfista

Composto por mais de 70 elementos, sendo que 3,5% desses é sal, o mar é o habitat de milhares espécies de animais, como peixes, moluscos, crustáceos e até de alguns mamíferos. Entre os mamíferos podemos encontrar golfinhos, que são umas gracinhas, considerado como um dos animais mais inteligentes. Mas há outro tipo, por assim dizer, de mamífero que faz do mar um lar, o homem.

Há várias “espécies” de bicho-homem que vivem no mar, os que vivem em navios, os que velejam, os que moram em plataformas e outros tipos, mas o bicho-homem que tem mais contato com o mar, aquele que munido apenas de uma pequena “plataforma” de resina e fibras de vidro, de fato entra no mar e sente a água salgada escorrer pelo corpo (e pela alma). É uma espécie conhecida como surfista.

Normalmente reconhecidos por seus cabelos parafinados, queimados de sol, pela pele bronzeada, pelas roupas características, e por um dialeto quase próprio, essa espécie pode ser encontrada em qualquer litoral do mundo. Em Santos, encontramos principalmente no canal 3 e no quebra-mar.

A relação entre o surfista e o mar vai além de um habitat, de ser apenas “mais um lugar”, a relação desses dois pode ser traduzida para um conceito simples: paixão. O sentimento de ligação que existe entre os dois é mais forte que muitas relações existentes por aí. Basta presenciar uma cena em que ele, o bicho-homem surfista, contempla o mar para saber que naquele olhar está a tradução de admiração, prazer e dependência.

Sim, existe a dependência boa e quem entra no mar e consegue ficar em pé na prancha, deslizando pelas ondas dificilmente vai querer outra diversão ou estilo de vida.O fato é que esse amor recíproco entre homem e mar começou há milhares de anos e tende a durar para sempre. Porque simplesmente depois que há a primeira ligação, a primeira onda surfada, é quase impossível desligar-se da sensação indescritível de ter o mar a seus pés ou de ter o mar acolhendo-o em um grande tubo.
Posts Relacionados:

Um comentário:

Anônimo disse...

matei minha vontade de surfar nesse são joão... ai ai...
simplesmente amo esse blog!
olha, o cinta foi atualizado com o segundo conto:D
da uma passada la se puder;**

http://cinta-a-liga.opvs.org/