02 abril, 2009

Tipos de pranchas de surfe

Existem vários tipos de tipos de pranchas de surfe, mas, basicamente, quatro tipos dividem as preferências. Cada prancha é ideal para determinadas ondas, objetivos e surfistas. Existem pranchas de surfe para ondas grandes, para ondas pequenas, para surfistas veteranos, para iniciantes, para ousados e para conservadores. Todas as pranchas são maravilhosas para surfar, basta saber escolher a qual você se adapta melhor e em que mar está surfando.
As Longboards são pranchas grandes que medem, aproximadamente, 9'. Foram as primeiras pranchas da história do surfe que, no Brasil, começou em 1939. Até a década de 70, porém, eram as pranchas de surfe mais usadas. Os antigos ainda as preferem. Em Santos, os veteranos criaram uma espécie de ‘comunidade’ e se intitulam de “pioneiros”. Picuruta Salazar, Cisco Araña, Pardhal e muitos outros completam os pioneiros.
As Guns são pranchas com o formato tradicional das pranchinhas (com o bico pontudo), mas são bem maiores. São pranchas excelentes para ondas grandes. Fornecem boa velocidade e mobilidade aos surfistas, o que permite mais manobras.
As Funboards são as pranchas preferidas dos iniciantes, pois têm boa estabilidade. Elas medem, aproximadamente 7', mas, por ter boa flutuação, são mais fáceis de remar para entrar na onda.
As Pranchinhas são as mais conhecidas no litoral santista. São ideais para ondas pequenas e oferecem muita velocidade e mobilidade. São as preferidas dos jovens competidores, que ousam, cada vez mais, em altas manobras.

Um comentário:

Eduardo Camboim disse...

existe também um outro tipo de prancha voltado aos iniciantes que são as pranchas Softboards que são pranchas revestidas com um material macio similar ao das bodyboards.
estas pranchas possuem mais flutuação e estabilidade que as pranchas de fibra sendo as mais indicadas para aprender a surfar..

tem fotos e videos neste site:
www.softboardbrasil.com.br

aloha