17 maio, 2010

Circuito Hang Loose Surf Attack 2010 ilustra desenvolvimento do surf no Brasil


O Circuito Hang Loose Surf Attack, que aconteceu nesse final de semana na praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, ilustrou a evolução do surf no Brasil.

A repercussão do surf no Brasil ficou em evidência em Ubatuba, pois as baterias que mais surpreenderam e deram show foram aquelas em que os participantes não passavam dos 16 anos.

Além das categorias Mirim (até 16 anos) e Iniciantes (até 14 anos), as categorias Gromments (até 12 anos) e Petit (abaixo de 10 anos) demonstraram que a molecada está surfando como gente grande.

O esporte no Brasil está se desenvolvendo e com o surf não é diferente. O surf, aliás, é um caso a parte, pois se desenvolve de maneira unicamente acelerada. O surf tem apenas 72 anos de história no Brasil durante muitos anos foi marginalizado. Hoje, o surf é visto como um esporte saudável e que prioriza a qualidade de vida. No Circuito Hang Loose Surf Attack os pais incentivavam e torciam pelos filhos que surfavam no mar, demonstrando toda a quebra de preconceito em relação ao esporte.

A cidade de Santos foi muito bem representada na categoria Petit. Vinicius Leme partiu para seu primeiro campeonato fora da cidade e para a primeira onda da sua vida diferente das ondas da Baixada Santista. Aos 7 anos ficou em 5° colocado e quer mais ainda nesse ano. A cidade teve apenas quatro representantes, sendo que três deles na categoria Petit (Guilherme Cunha, Theo de Camargo e Vinicius Leme) e um na categoria Iniciantes (Matheus Dutra).

Vencedores das categorias

A decisão da categoria Junior foi ente três surfistas de Ubatuba e um competidor de São Sebastião, o vencedor foi o ubatense Lucas Santos, que até então era o atual campeão Mirim. Com a vitória, além dos pontos no ranking e os prêmios do circuito, Lucas ganhou uma passagem para Fernando de Noronha.

A Mirim foi vencida por Filipe Toledo, também de Ubatuba, que deu um show de gente grande e somou 14,25 pontos. Ele também ganhou a passagem para Noronha. Aos 15 anos de idade, Filipinho, como é conhecido, já venceu seis vezes o Hang Loose Surf Attack e mesmo assim não se dá por satisfeito, além do paulista, quer fazer bonito também nos campeonatos brasileiro e circuito Pro Junior.

Na categoria Iniciantes a briga pelo título ficou entre Victor Bernardo e Edgar Groggia, ambos do Guarujá. Na disputa, Edgar conseguiu um somatório de 14,25 e deixou o conterrâneo para trás.

Os Estreantes proporcionaram um duelo que durou até menos de meio minuto do fim da bateria final. Wesley Dantas, de Ubatuba, estava vencendo quando Herbert Moreno, do Guarujá, virou o jogo e passou para primeiro, mas a 20 segundos do fim, Wesley encontrou uma onda para tentar uma última manobra e conseguiu, recuperou a primeira posição e foi o vencedor da categoria.

Os atletas da Petit mostraram que não se intimidam pelo pouco tamanho que têm e mostraram uma ótima disputa, a final foi um duelo à parte entre Samuel Pupo, de São Sebastião e Eduardo Mota, do Guarujá. O vencedor foi Samuel Pupo.

O Circuito elegeu a melhor manobra de sábado para colocar no ar, veja o vídeo:


Resultados

Junior (sub-18)
1 Lucas Santos (Uba)
2 Filipe Toledo (Uba)
3 Giovanni Ferreira (Uba)
4 Matheus Lee (SSB)
 
Mirim (limite de 14)
1 Filipe Toledo (Uba)
2 Victor Bernardo (Gua)
3 Yage Araujo (BA-Gua)
4 Fabinho Pereira (Gua)
 
Iniciantes (máximo de 14)
1 Edgar Groggia ( (Gua)
2 Victor Bernardo (Gua)
3 Alex Sandro Santos (Uba)
4 Wesley Dantas (Uba)
 
Estreantes (até 12)
1 Wesley Dantas (Uba)
2 Herbert Moreno (Gua)
3 Jefferson Veiga (PG)
4 Vitor Mendes (Gua)
 
Petit (até 10)
1 Samuel Pupo (SSB)
2 Eduardo Mota (Gua)
3 Danilo de Souza (RJ)
4 Kaue Germano (SSB)

A primeira foto é dos vencedores da categoria Petit, a segunda é de Lucas Santos e a terceira de Filipe Toledo, todas tiradas por Munir El Hage.

Aloha!



 
Notícias Relacionadas:

Nenhum comentário: