Comemorou ontem, e muito, na praia de Pina Beach, na Nova Zelândia, o paulista Gabriel Medina, que aos 16 anos consagrou-se Campeão Mundial Júnior sub-18.
Com uma apresentação quase impecável, ele conseguiu fazer 19,90 pontos, num total de 20. O garoto se disse estar bem, feliz, e foi humilde para reconhecer que as ondas estavam perfeitas para aéreos, completou dizendo que ama a Nova Zelândia. (quem não amaria?)
O melhor elogio veio de um Campeão Munidal, Martin Potter, sul-africano campeão em 1989 disse que a atuação do brasileiro foi uma das melhores na história do surfe competitivo.
Não é nenhuma surpresa, para quem não sabe, Medina já é uma promessa do surf brasileiro há algum tempo. No ano passado ele conquistou uma etapa do circuito WQS, na Praia Mole, em SC, tornando-se o surfista mais novo a fazer tal façanha. Na França, igualou o feito de ninguém menos que Kelly Slater, conseguindo duas notas 10 na final do World King of Groms.
Vamos ficar de olho e guardar bem esse nome, porque Gabriel Medina chegou e não para ser só mais um.
Ontem foi aniversário de Santos e, como nós já havíamos dito aqui. A Cidade comemorou os 464 com surf! Foi realizada a primeira etapa do Circuito Santista de Surf, que contou com grandes nomes do esporte. Os nossos parabéns vão para Diniz Iozzi, o Pardahal, que em uma entrevista para nós há algum tempo, disse que se sentia orgulhoso em contribuir para o surf numa cidade em que as lendas ainda são vivas e entram em contato com o público.
Pardhal foi o idealizador do Museu do Surf e agora ele também faz parte da história, não apenas como idealizador, mas como campeão, isso porque ontem ele foi, pela primeira vez, campeão em uma categoria. A categoria é nova no circuito, Gran Master, e aos 46 anos, ele foi o pioneiro campeão. Parabéns!
Todos os campeões vocês podem conferir na lista abaixo, sem surpresa nenhuma, Leco Salazar foi o campeão do Stand Up, por que será hein? O cara arrebenta nas ondas e, particularmente, nunca vi ninguém aqui mandar tão bem quanto ele, o paizão Picuruta que me desculpe, mas não é ele que tem deixado o Leco ganhar nessa modalidade não. Apesar de TAM,bem mandar muito bem, o filhão dá um show em cima dele.
Campeões Gabriel André – Iniciante Mauri Amaro – Mirim Luan Felipe – Junior Alexandre Felício – Open Emerson Cortez – Master Diniz Iozzi (Pardhal) – Gran Master Leco Salazar – Stand-up Gisele Garcia – Feminino
Para quem quiser ver algumas imagens, clique aqui, e assista à reportagem feita pela TV local de Santos.
O post de hoje é um pouco diferente, sempre colocamos notícias aqui, mas hoje é mais um bate-papo, porque o fim de semana teve surf na telinha do plim-plim.
Okk, okk, a Globo deu um presentão para os surfistas fazendo mais uma vez o Esporte Espetacular ser inteiramente sobre o surf, Nas Ondas de Noronha arrebentou ontem e deu um show. Foi muito legal e nós pecamos em não divulgar aqui que o programa passaria ontem.
Tudo bem que a maioria das pessoas já sabia, mas era nosso dever e infelizmente não publicamos nada, sem querer dar uma desculpa mas já emendando o pedido de que nos desculpem, não falamos nada porque no sábado à tarde acabou a energia por uns segundos e a boa e velha internet nos deixou na mão, bem, foi a NET mesmo, mas isso não vem ao caso.
O programa foi muito bom e nós já tínhamos postado aqui indicando que vocês deveriam se inscrever porque eles selecionariam quatro internautas. As equipes eram compostas por um artista, um surfista profissional e um sortudo internauta.
Apesar de algumas desistências (Kayky Brito amarelou nas ondas e Gabriel Pensador preferiu dormir em vez de comparecer a uma das provas) o programa foi recheado de boas imagens e de muitas risadas.
Santos estava muito bem representada na arbitragem. Picuruta Salazar era um dos juízes, confessamos que uma pequena alegria surgiu dentro de nós ao vê-lo com a mesma camisa que estava usando quando gravou conosco o depoimento para o nosso documentário, deve ser porque nos lembrou que ele é um dos caras do surf e está muito perto de nós, sem contar que conseguimos entrevistá-lo, parece bobeira, mas um pequeno orgulho surgiu sim, tipo, entrevistamos o cara que está ali, um dos melhores surfistas do Brasil (uhuuuul ).
Paulinho Vilhena que também é de Santos e aprendeu a surfar aqui também ajudou a representar nossa cidade. Ele não amarelou, apesar de a sua camisa ser amarela e chegou com a equipe em terceiro lugar (pelo menos não foi a última colocada). Até na música a nossa cidade foi representada porque eles foram cantar num barzinho e adivinhem a trilha sonora: Charlie Brown Jr. Que é de..... Santos!
As ondas no primeiro dia de bateria estavam espetaculares (fazendo um pequeno trocadilho com o nome do programa). Sinceramente nem pareciam ondas do Brasil, sem querer desmerecer nosso lindo país, mas cá pra nós, sabemos bem que ondas do tamanho como as que apareceram, pouco aparecem por aqui.
Participaram das equipes (em ordem, artistas, surfistas profissionais e internautas):
Tubarão: Gabriel, o Pensador, Fabio Nunes (Binho), Frank Cordeiro Barracuda:Kayky Brito, Marcelo Trekinho, Tiago Arraes Arraia:Omar Docena, Danilo Grillo, Marcos Monteiro Golfinho:Paulo Vilhena, Marcos Sifu, Allan de Souza
Para quem não viu o programa, abaixo está a primeira parte, são 13 partes, porque cabe pouco tempo no youtube, mas acreditem, vale a pena. Assistam!
A Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoas Havaianas, a maior prova de canoagem oceânica da América Latina e uma das mais tradicionais e disputadas provas da modalidade, terá a sua 8ª edição no dia 24 de janeiro (domingo).
.
A prova será válida como a primeira etapa do circuito Brasileiro de Canoa Havaiana. Os competidores remarão 75 km que são compostos por trechos de mar, rio e também do Porto de Santos, o que torna uma das provas mais completas de Canoa Havaiana.
.
Cada equipe é composta por até nove atletas e um barco de apoio (seis atletas na canoa e 2 no barco de apoio a fim de revezar). A competição será disputada nas categorias masculino e feminina.
A organização do evento é feita por Fábio Paiva, um dos responsáveis pela chegada da canoa havaiana ao Brasil.
.
A largada será dada às 9 horas em frente ao Aquário Municipal de Santos, na Ponta da Praia e, a par de lá, os remadores seguem pelo mar, costeando o Guarujá até o Canal de Bertioga, depois seguem ao Porto de Santos, para ser completar o percurso no Aquário de Santos.
.
Ação Social: Os atletas pedem o auxílio da comunidade para arrecadar leite em pó e fraldas descartáveis que serão destinados à instituição Casa da Vó Benedita, em Santos. A instituição abriga 12 bebês e 55 crianças de 2 a 15 anos de idade.
.
Curiosidade:
.
A canoagem infantil também está se destacando aqui na região, mas alguns cuidados são essenciais para o bom andamento do esporte. Lembrando que a canoagem é uma ótima atividade esportiva e é recomendada como um dos esportes que mais contribui para a qualidade de vida.
Os atletas que contribuíram para o crescimento do surf em Santos foram homenageados hoje em frente ao Museu do Surf, pela Prefeitura Municipal da Cidade. Foram eles: Ronaldo Marcelino de Moreira (Gui), Alberto Borga Medeiros (Betinho Medeiros), Carlos Roberto Pereira de Alencastro Gimarães (Lobinho) e José Carlos Munhoz Lafraia (Lafraia).
Além dessa homenagem o dia contou também com a abertura da exposição “Rip Curl 40 anos de História”.
Esses eventos são para comemorar os 464 anos de Santos, a cidade aniversaria no próximo dia 26 e está preparando mais eventos com o surf. Nos dias 23 e 24 haverá o campeonato dos Pioneiros, realizado pela Associação Santos de Surf.
Como sabemos, Santos é o berço desse esporte no Brasil, nada mais justo que homenageá-lo no aniversário da Cidade.
Dia 24 tem também a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Canoa Havaiana, mas esse assunto de Canoagem Havaiana a gente deixa para amanhã.
Também falaremos mais sobre as homenagens aos surfistas.
Para quem não conhece o Parque Roberto Mário Santini, mais conhecido como Quebra-Mar, onde fica o Museu do Surf, a escolinha do Picuruta Salazar e onde acontecem os campeonatos em Santos, a foto mostra bem, a resolução é que não está muito boa. Essa casa roxa que aparece é o Museu do Surf e na esquerda quase não aparecendo a casa laranja é a Escolinha do Picuruta.
O post de hoje é em homenagem a um leitor do nosso site. Afonso Parra nos enviou, via twitter, um vídeo de Vinícius Leme, 7 anos, arrebentando no surf em Santos.
Em plena hera da informática e dos videogames, enquanto muitas crianças não saem da frente de um monitor e não soltam um controle, Vinícius esbanja energia e qualidade de vida nas ondas da cidade onde o surfe nasceu no Brasil.
Uma verdadeira aula para quem tem vontade de surfar mas deixa que o medo do mar ou de qualquer outra coisa impedir a realização desse desejo.
A alegria do menino é transparente e fica claro que o surf já tem uma importância na vida dele que ele mal consegue explicar.
Parabés Vinícios e obrigado Afonso.
Aloha
Lista das escolas de surf da Baixada Santista - Clique aqui
A onda dos filmes em 3D chegou no ano passado com força no Brasil e agora, poderemos ver literalmente onda em 3D, isso porque será lançado o filme Ultimate Wave Tahiti, no formato I MAX 3D. Onde as ondas foram filmadas nem é preciso dizer, o nome de anuncia, Tahiti, para dar uma “ajudinha” foi chamado apenas Kelly Slater.
O filme aborda também o oceano em geral e as dificuldades da interação com o ser humano, que prejudica esse meio. As filmagens começaram em 2008 e devem ser finalizadas nos próximos meses. Aqui no Brasil ainda não há previsão, mas ficaremos ligados e avisaremos assim que soubermos.
O cineasta por trás dessa grande produção é Stephen Low. Finalmente perceberam que há muito além de filmes de ação a ser explorado nas salas em 3D. Imaginem ondas gigantes ao seu alcance, deve ser maravilhoso.
Para quem não sabe, as telas do I MAX são bem maiores que uma tela de cinema normal, e assistir um filme desses em uma dessas salas deve ser uma sensação indescritível.
Sobre o filme Slater disse: "Esse projeto será incrível (...) Minha vida surfando e viajando ao redor do mundo é uma aventura constante e tenho a esperança de traduzir isso para as pessoas nesse filme. Tivemos alguns grandes desafios para filmar com as câmeras especificas nos lugares certos. Mas tivemos ótimas idéias, ótimas locações, equipamento de primeira e uma equipe de produção fantástica. Os desafios fizeram parte da diversão".
Estamos aguardando, temos certeza que será demais!
Com a previsão da chegada de um sewell em Santos, o Circuito Hot Water de Surf 2010 pode começar nessa sexta-feira (23)
.
O Hot Water de Surf 2010 acontece no Quebra-Mar, em Santos, e será composto por cinco etapas, todas com um dia de duração e período de espera por boas ondas. . Esta primeira disputa abrirá o calendário de competições da Semana Municipal do Surf de Santos, organizado pela Associação Santos de Surf, para comemorar o Dia do Surfista.
. As inscrições para a etapa podem ser feitas na loja Hot Water do Praiamar Shopping, em Santos. A taxa é de R$ 50,00 por categoria (membros da Associação Santos de Surf pagam R$ 40,00).
.
A confirmação oficial da realização das etapas será feita com 48 horas de antecedência, no site da Federação Paulista de Surf
.
Para saber mais sobre o Hot Water 2010, clique aqui
Os campeonatos começaram e agora o SurfinSantos volta à ativa. Para começar o campeonato Mundial Pro Junior, na Austrália que abriu o ano com um ótimo resultado para o Brasil.
Repetindo o feito de 2009, Jadson André foi o vice-campeão. Perdeu a decisão para o francês Máxime Huscenot, nada mal para o ano em que Jadson estreia na elite mundial do esporte.
Huscenot venceu com 14,17 pontos enquanto Jadson fez 13,60. A boa notícia é que não foi apenas Jadson o brasileiro a se destacar, até o campeão francês reconheceu que a equipe brasileira chegou bem forte ao campeonato. A semi-final foi composta por outros dois brasileiros: Gabriel Medina, que perdeu para Jadson, e Alejo Muniz, que disputou com Huscenot.
Ótimo início de 2010. Esse ano promete e nós estamos torcendo pro Brasil fazer bonito!
Aloha!
A foto é de divulgação da ASP, tirada por Kirsten Sholtz
Não é só na Baixada Santista que tem aulas de surf gratuitas nas férias. Afinal, o Instituto Brasileiro de Surf integra o programa “Super Férias no Clube Escola”, criado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação.
.
A programação, que acontece a partir de amanhã, conta com professores experientes do Ibrasurf, que explicarão sobre equipamentos de segurança, técnicas de alongamento e aquecimento, além da tradicional aula de surf.
.
As aulas gratuitas de surf acontecem em 25 unidades esportivas de São Paulo. É uma ótima oportunidade para praticar e conhecer o surf, através da iniciação na piscina.
.
As aulas serão abertas ao público e acontecerão das 9h às 16h. Veja a programação completa no site do Ibrasurf e participe de um Clube Escola perto de sua casa. Mais informações pelo e-mail ibrasurf@ibrasurf.com.br ou pelo telefone: (11) 5052-5011
Em Santos, janeiro e fevereiro são meses de aulas grátis! Em pleno verão, as escolas de esportes aquáticos de Santos aproveitam o calor para buscar novos adeptos.
A Escola Radical do Posto 2 está atendendo o público com aulas gratuitas de bodyboard durantes esses meses. Para inscrever-se no curso de férias, basta ir até o Posto 2, Praia do José Menino, e preencher a ficha de cadastro.
As aulas de bodyboard são às 4ª, 5ª e 6ª feiras, das 8h às 9h, das 9h às 10h, das 16h as 17h e das 17h as 18h. Qualquer um pode participar.
Na Ponta da Praia, as aulas gratuitas são de canoagem. Lá, mais de 100 pessoas já se cadastraram no curso de férias. Ainda há vagas para as aulas de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. Cada turma tem aula de 1h.
Para se inscrever nas aulas de canoagem, basta apresentar-se no Centro de Apoio Náutico, na faixa de areia em frente ao Aquário Municipal.
Para começar bem o ano de 2010, fizemos uma lista com escolas de surfe da Baixada Santista. Quem souber de mais alguma, mande pro nosso e-mail os dados que incluímos nesta lista, a fim de sempre deixar atualizada essa espécie de calendário das escolas de surfe da Baixada Santista
1ª Escola de surfe pública do país. Pioneira em projetos sociais envolvendo o surf como esporte de inclusão social. Crianças com necessidades especiais, idosos e deficientes visuais contam com aulas específicas.
A Peruíbe Surf School com sede na AV: Mario Covas Junior, Nº 2391, Jd Ribamar, Peruíbe, SP, está atuando na cidade há mais de cinco anos, onde já ensinamos centenas de alunos e hoje conta com uma estrutura completa para o aprendizado do segundo esporte mais praticado no Brasil, o Surf.
A escola de surf Fruto D’Água é gratuita, pois tem grande número de apoiadores e parceiros, ou seja, um grupo de trabalho especializado que de forma voluntária está sempre atuando para o bom andamento das aulas.
Rogério Santana Pinto, professor responsável pela escolinha que é voltada à todas as idades, inclusive ensinando e dando a comunidade carente a oportunidade de pegar onda.
Escola de Surf do Pirata existe desde de 1996, quando Alcino Neto (Pirata) começou a dar aulas de surf para os filhos de seus amigos na praia de Pitangueiras, em Guarujá.
Aulas de surf para todas as idades. Aperfeiçoamento para iniciantes, aulas para grupos de escolas, empresas, academias. Venha conhecer nossa metodolgia.!!
A escola surgiu em 1998 , foi evoluindo e hoje figura como uma das melhores do mundo, com uma vasta opção de serviços e muitos diferenciais capazes de surpreender quem ainda não conhece.
Enquanto os campeonatos não começam, vamos nos divertindo com o freesurf mesmo. Esse menininho aí (do vídeo abaixo) pode não estar lá essas coisas, mas ta pegando onda nas praias que formaram o Mineirinho...
Vai que algum dia ele não chega também à elite do esporte.
A filmagem não está muito boa, mas dá pra ver que pelo menos o Felipinho estava gostando.
Ser surfista não é simplesmente pegar uma onda, é esse contato com o mar, essa ligação entre homem e água que proporciona a sensação de liberdade. E ter isso desde pequeno não tem preço.
Grandes nomes do surf começaram assim, como o Felipinho, quando ainda eram crianças. Picuruta Salazar começou aos oito anos de idade e não parou mais, Cisco Araña começou também na infância, mas um pouco mais velho, tinha 11 anos. Ter um pai que surfa já é mio caminho andado, o filho mais velho do Picuruta, Leco, que hoje arrebenta no stand-up começou aos três anos e filhinha do Cisco vai pelo mesmo caminho, com três aninhos ela já se arrisca nas ondas.
Crianças são sempre fofinhas, surfando então, são mais fofas ainda.
Lembrando que em Santos as crianças podem fazer aula grátis na Escolinha Radical. Eles oferecem todo o material necessário e ajudam na formação esportiva dos “anjinhos”.
Aloha!
A foto é de “ellisa_s2”, postada no fotolog/santos_sp.