16 março, 2010

Power Balance – funciona?

Quando um assunto meio polêmico entra em ação ficar em cima do muro não adianta, mas tomar um partido sem antes analisar toda a história.

Há algum tempo que o Power Balance – seja em forma de colar, de pulseira, ou de qualquer acessório que se coloque junto ao corpo – vem conquistando muitos esportistas amadores, sendo que no surf concentra-se grande parte desses atletas adeptos desse “poder de equilíbrio”.

Algumas lojas de surf estão vendendo esse produto que não é, digamos, baratinho, um Power Balance não sai por menos de cem reais.

Já foram publicadas matérias dizendo que até surfistas profissionais a usam, dentro e fora da água, que muitos alunos que estão iniciando no esporte utilizam esse poder para se equilibrar na prancha já na primeira aula. Nas páginas de venda pela internet há milhares de relatos de pessoas dizendo que depois que compraram a pulseirinha “milagrosa” puderam finalmente surfar e se equilibrar na prancha.

Bom, mas aí fica a dúvida, se a pulseira realmente funciona, de que adianta o talento? Todos podem ser iguais aos campeões mundiais? Qualquer um que coloque o Power Balance pode ser considerado um novo Kelly Slater?

Nós não acreditamos nesse poder, na verdade ele até pode influir em alguma coisa, mas continuamos a acreditar no bom e velho talento e treinamento. Sem essa pulseirinha, o Picuruta Salazar já dizia, que no dia em que ele não conseguisse colocar um aluno de pé numa onda no primeiro dia de aula, ele se aposentaria.

O Cisco Araña desenvolveu uma prancha adaptada para deficientes visuais que ajuda também aos que estão começando, mesmo que enxerguem normalmente. As adaptações ajudam para que o pé não escorregue e os alunos possam ficar de pé na onda logo no primeiro dia.

Não é um poder de equilíbrio que te levará a surfar melhor. Até pouco tempo vivíamos muito bem com o equilíbrio que Deus nos deu. Surfando e aproveitando sem nenhum desses acessórios Power Balance.

Dentre os vários vídeos que há na internet e os vários depoimentos, escolhemos o vídeo do Detetive Virtual, que foi ao ar no Fantástico. Os surfistas não sentiram diferença alguma. Nós acreditamos em treino e habilidade e você?

Nenhum comentário: