30 abril, 2010

Surf Social: Mudando vidas e ganhando prêmios

Que em Santos o Surf Social existe não é novidade nenhuma, a nova e boa notícia é que a Cidade está sendo reconhecida por isso, Santos venceu na semana passada o Prêmio David Capistrano de Experiências Existosas, realizado em Campinas durante o 24ª Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo.

O Surf, a canoagem e a hidroginástica, todas atividades gratuitas cedidas pela Prefeitura Municipal beneficiaram mais de 9.500 pacientes de todas as idades e condicionamentos físicos de novembro do ano passado a março deste ano. Como mais um reconhecimento, Santos foi escolhida para sediar em 2011 o 25º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo.

O projeto Deixe o Surf Mudar sua Vida é mantido pelas secretarias de Saúde e Esporte de Santos e busca melhorar a qualidade de vida de idosos em tratamento de hipertensão e diabetes por meio do surf, assim como o Projeto Omelca, que usa o surf para ajudar crianças com necessidades especiais, desde hiperatividade à síndrome de down. A escola radical tem alunos com deficiência visual que também sentiram melhorias na vida com a ajuda do surf.

Histórias em que o surf ajuda a superar doenças, traumas e outras dificuldades são cada vez mais comuns e estão ficando em evidência. Várias histórias são passadas de boca a boca, como por exemplo uma que se fala aqui em Santos, que uma senhora tinha fobia de mar e para enfrentar esse medo passou a surfar. Ela dizia que não tinha medo de surfar porque enquanto estava no mar sentia a mão de Deus guiando-a.

Há também os depoimentos que não tem como dizer que foram inventados ou que se baseiam em mentiras, a novela Viver a Vida é um bom exemplo. Dentre aqueles depoimentos do final, já presenciei quatro, com toda a certeza, sobre o surf ter mudado a vida das pessoas. Daqui de Santos já apareceu o Pauê e essa semana mais um surfista aqui da Baixada Santista, o Pirata, do Guarujá.


O surf pode e muda a vida de muitas pessoas, basta que você deixe o surf mudar a sua vida.

Aloha!

Notícias Relacionadas:

Nenhum comentário: