25 junho, 2009

Esgoto ameaça litoral norte

O litoral norte de São Paulo, ótimo local turístico por conta das belas praias, está com sérios problemas de poluição e saneamento básico.

O litoral norte é o local preferido para se surfar em São Paulo, pois possuí diversas praias e tipos de ondas altas e grandes, que atingem até 4m de altura.

Segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) São Sebastião e Ilha Bela são as cidades que mais crescem no estado (na última década o ritmo foi de 7,2% e 12,2%, respectivamente), mas o desenvolvimento no saneamento básico não acompanha o crescimento da cidade e acarreta numa possível poluição das praias. De acordo com documento da Sabesp, São Sebastião trata apenas 30% do esgoto, enquanto Ilha Bela trata somente 4%.
Atualmente, o Governo do Estado garante que vai elevar a coleta e tratamento de esgotos do Litoral Norte para 85% até 2015 e que o programa Onda Limpa contará com investimentos de cerca de R$ 1,5 bilhão na Região Metropolitana da Baixada Santista e Litoral Norte de São Paulo.
Em audiência recente com Ernane Bilotte Primazzi e Toninho Colucci, prefeitos de São Sebastião e Ilha Bela, respectivamente, a secretária estadual de Saneamento e Energia, Dilma Pena, informou que o Governo de São Paulo vai investir mais R$ 57,2 milhões em obras do programa Onda Limpa. Este é o terceiro anúncio de investimentos desde o lançamento do programa, em 2008
Saiba mais na matéria de Cesar Calejon para o Nextsurf

2 comentários:

Anônimo disse...

Parece esta matéria foi baseada no texto de Cesar Calejon para o site NextSurf ...

www.nextsurf.com.br

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.