05 abril, 2009

A origem do Hang loose


Nasceu do surf um dos gestos mais usados para posar para as fotos, o hang loose. Na verdade sua origem é uma das lendas do surf, que você irá descobrir logo adiante.
Hang loose significa estar calmo, é um jeito de dizer às pessoas que você está feliz e no controle de determinada situação.
Há um tempinho, no Brasil, graças ao programa 15 minutos da MTV, o mini-hang loose virou febre. Todo mundo fazendo o sinal com os três primeiros dedos da mão. O que quase ninguém imagina é que o criador (verdadeiro) do hang loose não poderia fazê-lo na versão miniatura.
A lenda ou o fato histórico (aí vai depender se você acredita ou não nessa história) conta que antigamente, no Havaí, os reis mais corajosos disputavam as maiores e melhores ondas. Vem daí que o rei Tahito, mais conhecido como Moiheka, viajou do Tahiti até o Havaí surfando todas as ondas que encontrou pelo caminho. Encontrou o melhor ponto num local chamado Mokaiwa, na ilha de Kauai. Viveu por vários anos nessa ilha e tinha o costume de se arriscar nas altas ondas locais e saudava a todos enquanto surfava. Foi aí que nasceu o Hang loose. Em uma luta Moiheka perdeu três dedos da mão, sobrando-lhe apenas o polegar e o mínimo, e era com essa mão que ele acenava para as pessoas. Em forma de retribuição e homenagem, as pessoas passaram a saudá-lo com os três dedos das mãos abaixados.

2 comentários:

Nylson Cavalcanti disse...

Muito loco mano!rs
Kaô ou não é uma boa história

Kelly disse...

Ouvir uma outra história, só que não vi ela na net, é assim... Hang Loose significa ONDA PERFEITA, É uma onda que dá pra sair dos dois lados, o tubo não se fecha então dá pra sair de ambos os lados ...
Por isso um dedo apontando pra um lado e outro para o outro. Quando o surfista encontra essa onda ele faz esse gesto pra dizer que achou uma boa onda. Cara nunca surfei, mas tenho vontade. Queria tanto saber se é verdade.