12 agosto, 2009

Constantes mudanças


Desde que o surf surgiu em Santos e, consequentemente, no Brasil, ele passa por constantes mudanças. Nada disso de “nem melhor, nem pior; apenas diferente”. O surf está cada vez mais evoluído e graças aos surfistas e a pessoas que vêem no esporte uma fonte de vida e bem-estar.

Ontem conversamos com o idealizador da primeira escola de surf gratuita do país, a Escola Radical do Posto 2. Ele nos contou que, na época em que teve a idéia, muitos surfistas utilizavam drogas e, inclusive, roubavam turistas nas praias de Santos.

Foi para popularizar o surf e torná-lo ‘aceitável’ para a população que a escola de surf gratuita foi desenvolvida. Nela, além de aprender a surfar, os alunos passaram a adquirir conceitos de ética e cidadania. Teoria sobre assuntos que envolvem o surf e, consequentemente, a geografia também começou a ser ensinada aos alunos.

Hoje, além de aceito, o surf é adorado pela população santista que admira cada movimento que o surfista faz em cima da onda. Aquela concepção de que todo surfista fuma maconha está se quebrando com o passar dos anos. Ainda há preconceito, sem dúvida, mas diminuiu bastante; assim como o preconceito que existe em torno das pessoas tatuadas.

Hoje, os pais levam os filhos até a praia para ter aulas de surf. Ao término da aula, os pais perguntam o que o filho aprendeu de novo, se conseguiu realizar alguma manobra ou simplesmente perguntam “Será que é tarde para eu aprender a surfar?”

Nunca é tarde. Para quem duvida, dá uma passada aqui na praia de Santos e aprecia a aula de surf para a terceira idade. Aprenda a viver com aquelas pessoas que, apesar de experientes, se mostram mais jovens do que muitos conservadores que ainda vêem o surf como esporte de vagabundo.

Foto: Liberteseupensamento

Obs.: Não citamos o nome do idealizador da primeira escola de surf gratuita do país para não quebrar a surpresa do nosso documentário que ficará pronto ao final do ano.

Aloha

Notícias Relacionadas:
Surfe Social
Projeto Omelca
O mar cura
Projeto Ondas
Projeto Surf Raízes

6 comentários:

Anônimo disse...

O surf deu uma grande popularizada, e vem crescendo muito, assim mais campeonatos aparecem e seus praticantes evoluem e alcançam voos mais altos.

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.cjb.net
www.twitter.com/blogdorubinho

Ivan Baiao disse...

Beeeeeeeeeeloooo texto!!!
nunca me atrevi a surfar, nao tenho peso pra isso! auyhauahuaha
Abraçoss!!!!
Ah, e santos é adorável não?

Plugado disse...

lol amo o surf .. vida longa a esse esporte que eh puro estilo ^^;

visite quando puder.
http://www.fiqueplugado.com/

Ecoturismo & Sustentabilidade disse...

Miii e Feee..
Ainda não havia visto o blog de vcs, mas hj estudei ele direitinho..muito bom por sinaaal...muito bom mesmo e olha q eu conheço bem desta área.

e depois vejam o inicio do blog q eu criei...

ecoturismoesustentabilidade.blogspot.com

bjaummm

Wellington disse...

Respondi seu comentário logo abaixo do seu em meu blog! Ok? Obrigado! =)

Abraços!

http://neowellblog.wordpress.com/

Unknown disse...

Santos tá tão decadente, claro, não pelo Surf, mas pelos turistas, muita gente feia e porca que deixa montes e montes de lixo na praia, principalmente na José Menino, é horrível, dezenas de urubus na areia e tudo mais...