Páginas

15 setembro, 2009

Waveski

Parece surfe, mas não é. Parece canoagem, mas não é. E, por incrível que pareça, não estamos falando do Stand’UP Paddle, prática do surfe em que é utilizado o auxílio de um remo para a locomoção da enorme prancha.

O esporte ao qual nos referimos é o Waveski, que surgiu da junção entre o surfe e a canoagem. A prancha se assemelha um pouco com a do Stand’UP Surf, mas o formato mais “gordo” diferencia tais quivers.

A principal diferença, porém, fica na posição do Waveskier (quem pratica o esporte). Enquanto o Stand’UP é praticado de pé, o Waveski é praticado sentado.

O Waveskier se prende à prancha por meio de um cinto que o envolve ao acento fixado na prancha. Os pés do atleta, por sua vez, ficam encaixados em uma pedaleira.

A prancha do Waveski é triquilha e pesa, em média, 6 quilos. O maior volume da prancha fica na parte de trás, pois ajuda a dar flutuação e estabilidade na onda.

O remo do Waveski mede aproximadamente 1,5m e tem função de auxiliar na manobra e ajudar a furar as arrebentações das ondas.

O Waveski chegou ao Brasil em meados dos anos 80, quando o pai de José Ramom do Amaral Gomes trouxe uma prancha da África do Sul. O esporte foi reconhecido somente em 1989, pela Confederação Brasileira de Canoagem.

Hoje, mais de 300 atletas praticam o Waveski no Brasil. 80 deles estão no Circuito Brasileiro de Canoagem em onda.

Aloha

Foto: Kayaksurf

Notícias Relacionadas
Canoa Havaiana em Santos

Surfe Stand’UP
Stand’UP é das antigas?
Canoagem na Ponta da Praia

5 comentários:

  1. Interessante a temática do blog.
    Desconhecia algumas coisas...
    Belas postagens.
    Até.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o esporte, fiquei afim de praticar adorei, valeu pela grande dica

    http://www.blogdorubinho.com.br/

    ResponderExcluir
  3. vendo seu blog,eu tenho cada vez mais vontade de surfar

    ResponderExcluir
  4. É bem parecida com a prancha normal, só que tem ul lugar ali que coloca os pés... Muito Show!
    BjOs

    ResponderExcluir