14 abril, 2009

Dicas para principiantes


Para quem quer entrar de cabeça nesse esporte, algumas dicas:


Benefícios
É um esporte que trabalha todos os grupos musculares, desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora.


Riscos
O mar, a pessoa deve conhecer bem os pontos em que pode surfar.
Lesões, principalmente nos ombros, joelhos e tornozelos, para diminuir os riscos deve-se fazer alongamentos antes e depois de pegar as ondas.


Uma boa prancha, leash e parafina são inevitáveis para o bom desempenho do esporte. Aconselha-se aos iniciantes os modelos maiores, mais conhecidos como long bords, as menores são para quem já está mais acostumado e tem um certo equilíbrio em cima da prancha.


Cuidados
Saber nadar, sem dúvida é um bom começo. Como qualquer outro esporte, também é aconselhável fazer refeições leves antes da prática e não abusar muito da comida após ter treinado.


Quem pode praticar?
Qualquer um, desde que não ultrapasse os seus limites, tenha um acompanhamento médico e de um instrutor A prova disso é que em Santos há aulas para pessoas da terceira idade, para deficientes físicos e mentais, passando de cegos a pessoas que perderam algum membro do corpo.


Para quem quer se aventurar no esporte e não tem muitas condições financeiras, uma dica é o Posto 2 em Santos, que conta com aulas gratuitas com o primeiro surfista brasileiro a participar de um campeonato internacional, Cisco Araña.

Nenhum comentário: