30 abril, 2009

Surfe é Cultura

O surfe em Santos, além de característico, se tornou cultural. Em Santos, existe o Santos SurfArt,um evento idealizado por Jair Bortoleto, que busca demonstrar sempre a essência do surfe.

Participam, geralmente, desse evento, que ocorre anualmente em Santos, surfistas, videomakers, fotógrafos, artistas, músicos, etc.

O SurfArt deste ano aconteceu em janeiro, no Parque Municipal do Emissário Submarino.

No cine roxy, há um projeto em que busca manter mensalmente filmes sobre o surfe, o Cine Surf. O Cine Surf corre atrás de patrocínio para que a entrada para a galera seja gratuita.


O surfe santista já está na telona. O surfe em Santos é cultura.

Mais informações no site que segue abaixo. Muito bacana o site, recomendo a todos os amantes do surfe.

29 abril, 2009

Circuito Paulista de Surfe 2009



O Circuito Paulista Profissional de Surfe 2009 é aberto no Guarujá, no dia 1° de maio. Chamado Maresia Paulista de Surf, o campeonato distribui uma premiação de 20 mil reais por etapa. Quem se consagrar o campeão paulista de m2009 ganhará vaga para o SuperSurf 2009.


O atual campeão é de Ubatuba, Saulo Júnior. A importância do Paulista de Surf é tanta que Danylo Grillo, surfista de São Sebastião, entrou para o Circuito Brasileiro de Surfe Profissional deste ano graças à pontuação que obteve no Circuito Paulista Profissional de 2008.


A praia escolhida para a abertura do Circuito Paulista de Surf Profissional de 2009 foi Pitangueiras, no Guarujá. As competições duram de 1° a 3 de maio. O Circuito, porém, ainda contará com mais duas etapas que acontecem nos dias 20 e 21 de junho em São Sebastião e nos dias 1° e 2 de agosto, em Ubatuba.


O Circuito Paulista de Surf Profissional 2009 é uma realização da Federação Paulista de Surfe e Associação do Surfe de Guarujá. O Evento conta com apoio do Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura Municipal do Guarujá

27 abril, 2009

Surfe: Esporte dos deuses


O surfe é conhecido como o esporte dos Deuses. Reza a lenda de que, na Polinésia, somente os deuses podiam pegar as ondas de pé. Aos súditos, restava a possibilidade de praticar o surfe deitado, como se fosse o que hoje conhecemos como o bodyboard.


Hoje, há um certa rivalidade entre os praticantes de surfe e os de bodyboard. Não se sabe se a rivalidade existe por conta de lenda ou se a lenda existe por conta da rivalidade. O que se pode afirmar é que, se não dos deuses, o surfe é realmente o esporte que te deixa a “dois passos do paraíso”.


O mar reflete o céu como o maior espelho natural do mundo e não há como negar que a sensação de estar de pé sobre uma prancha pode ser considerada divina.

25 abril, 2009

Quebra-Mar (Fotos)

Veja o ensaio de fotos que Felipe Santos fez no dia 19 de abril, lá no Quebra-Mar



*Caso queira o arquivo de alguma foto inteira, solicite pelo nosso e-mail

24 abril, 2009

Surfistas da antiga

O mar é o mesmo, mas alguma coisa mudou.

As ondas não estão mais tão fortes, a sujeira parece ter aumentado.

Não foi só o mar. Algo nele mudou também. Os cabelos ainda brilham com o sol, mas agora as madeixas não são mais douradas, ganharam um aspecto bem mais claro, branco.

O corpo também já não é tão magro quanto antes, sobram experiências e algumas rugas (escondidas diante da disposição que mostra no rosto e da pele queimada de sol).

Pois é, nem parece tanto tempo, mas já se foram mais de 30 anos desde a primeira onda.

Nesse tempo o esporte ficou mais popular, agora pode-se comprar equipamentos que antes eram quase impossíveis de serem encontrados. A prancha ganhou novas versões.

Agora, não é preciso esconder de ninguém ou ficar receoso, a paixão é assumida, declarada com orgulho. O surf é vida.

Juntos, ele, o mar e todos os outros que passaram por grandes apuros e não só sobreviveram, mas viveram e aproveitaram cada onda, construíram uma cumplicidade sem fim. Laços que o tempo não destrói e as ondas não levam embora, pelo contrário, só fazem trazer boas lembranças.

* * *

O surf começou com tudo mesmo no Brasil nos anos 60/70. Na época um esporte totalmente jovem e radical, que os “coroas” não aprovavam.

Os surfistas era vistos com muito preconceito, ligado às drogas, a não fazer nada, a não ter um futuro promissor.

Hoje, esses surfistas já não são mais tão jovens (de idade e não de mentalidade) e o surf já não é considerado um esporte só de pessoas mais novas, mesmo porque quem o praticava nas décadas de 60 e 70 continuam surfando, mesmo já tendo passado dos 40 anos de idade.

Pensando em reunir o grupo que há muito tempo desliza nas ondas de Santos, dois surfistas mais velhos, José Luiz Sant’Anna e Carlos Carmello, idealizaram o Clube dos Pioneiros do Litoral Paulista.

Deu certo, no ano passado , o 2º Festival de Longboard Pioneiros do Litoral Paulista - A Tribuna, contou com mais de 140 surfista com mais de 40 anos. Alguns dos presentes eram: Cisco Araña, Thyola, Mixirica, Chico Paioli, Longarina, Homero Naldinho, Almir Salazar, Bruzzi, Fábio Jacuí, Chico Preto, Alemão Sunless, Fuad Mansur, Jorge Limoeiro, Delton Menezes, Carlinhos Horácio, John Wolthers, Hélio Coquinho, Luiz Juquinha, Álfio Lagnado e Victor Orelhão.

Os Pioneiros mostram que para se divertir e dedicar ao esporte não tem idade, além de provar que o mar continua garantindo toda a energia de que um bom atleta precisa.

22 abril, 2009

Surfe Stand Up


Está surgindo uma nova modalidade de surfe no Brasil, o Surfe Stand Up, um esporte em que o surfista conta com um remo para auxiliar nas remadas sobre a quiver. As pranchas mais longas e mais largas, devem medir entre 10 a 12 pés.


Em Santos, o Surfe Stand Up já está se popularizando entre os surfistas e vem ganhando atenção especial dos pioneiros. O mais conhecido surfista da Baixada Santista, três vezes vice campeão mundial de longboard e nove vezes campeão brasileiro de surfe, Picuruta Salazar, venceu a priemeira etapa do nacional, em santos, e foi o primeiro na categoria Stand Up no Santos Surf Festival de 2009.


O Stand Up requer muita habilidade do surfista, que tem que manobrar uma prancha bem maior do que uma long board. Ideal para ondas gordas, o Stand Up encontra em Santos a praia ideal para sua prática.

“O melhor ponto é o quebra mar, porque as ondas são mais gordas e altas”, comente Marcelo Eduardo, surfista desde os tempos da ditadura no Brasil. “Melhor mesmo é surfar umas 5h da manhã, quando tem menos crowld”, completa.

20 abril, 2009

Estudando o surf




Vamos lá, pegue o fichário, o estojo, os livros e vá para a universidade ter uma aula de surf.

Sim, você leu direitinho, ter uma aula de surf.

Santos é o berço do esporte, foi o primeiro lugar a ter uma escolinha pública de surf e há mais ou menos quatro anos resolvei inovar novamente e criou a Universidade da Prancha (UniPran).

Trata-se de um curso de pós-graduação do Centro Universitário do Monte Serrat (Unimonte).

O curso capacita e credencia pessoas formadas para atuar no surf e em outros esportes em que se usa a prancha, como por exemplo, skate, snowboard e wakeboard.

Engana-se quem pensa que é um curso apenas pra curtir o esporte. Como todos os outros cursos universitários, exige esforço e dedicação. Entre as aulas teóricas estão oceanografia, fisiologia do exercício, nutrição, biomecânica, psicologia esportiva, marketing e ecologia.
Na prática estão treinamento de força, periodização de treinos, shape, yoga aplicada e salvamento aquático.
Agora o surf também é matéria de faculdade, quem diria?

Em Santos o surf ainda não encontrou limites.

16 abril, 2009

Surfe como terapia


Que os apaixonados pelo surfe fazem do esporte um estilo de vida, todos sabem, mas há também quem encare o surfe como terapia, prática que vem crescendo no Brasil e que tem Santos como cidade pioneira na atividade.


Extremamente ligado à natureza, o surfe se utiliza do mar agitado para passar a tranqüilidade do universo para as pessoas. Com um contato com a natureza intenso, o surfista respeita o mar assim como o religioso respeita Deus.


Em Santos, existe o Integral Surf Treino, atividade física que envolve exercícios de academia, piscina, aulas práticas de surfe e ioga, além de repassar dados históricos do surfe para os alunos. As aulas são dadas pelo professor Rodrigo de Deus, pós graduado em Ciências Aplicadas em Esportes com Pranchas.


Grandes nomes do surfe praticam ou praticaram o Surf Treino, como Sininho, Marco Quito, Luke Franco, Teco Silver Surf, Rodrigo Baby, Paue, entre outros.


Agora você já sabe porque a tranqüilidade é uma das principais características dos surfistas. Em uma situação em que as pessoas se encontram cada vez mais estressadas, o surfe se destaca como grande válvula de escape. surfe não é só um esporte radical! Aprecie sem moderação.

14 abril, 2009

Dicas para principiantes


Para quem quer entrar de cabeça nesse esporte, algumas dicas:


Benefícios
É um esporte que trabalha todos os grupos musculares, desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora.


Riscos
O mar, a pessoa deve conhecer bem os pontos em que pode surfar.
Lesões, principalmente nos ombros, joelhos e tornozelos, para diminuir os riscos deve-se fazer alongamentos antes e depois de pegar as ondas.


Uma boa prancha, leash e parafina são inevitáveis para o bom desempenho do esporte. Aconselha-se aos iniciantes os modelos maiores, mais conhecidos como long bords, as menores são para quem já está mais acostumado e tem um certo equilíbrio em cima da prancha.


Cuidados
Saber nadar, sem dúvida é um bom começo. Como qualquer outro esporte, também é aconselhável fazer refeições leves antes da prática e não abusar muito da comida após ter treinado.


Quem pode praticar?
Qualquer um, desde que não ultrapasse os seus limites, tenha um acompanhamento médico e de um instrutor A prova disso é que em Santos há aulas para pessoas da terceira idade, para deficientes físicos e mentais, passando de cegos a pessoas que perderam algum membro do corpo.


Para quem quer se aventurar no esporte e não tem muitas condições financeiras, uma dica é o Posto 2 em Santos, que conta com aulas gratuitas com o primeiro surfista brasileiro a participar de um campeonato internacional, Cisco Araña.

13 abril, 2009

Dicas de Surfe

Relacionamos algumas dicas para a prática do surfe. Nosso próximo post será exclusivo para quem quer aprender a surfar, portanto, não entraremos muito na questão técnica para os iniciantes.
- Por ser um esporte litorâneo que tem ampla ligação com o sol, o surfista não pode esquecer de passar o protetor solar. Lembrando que a água salgada aumente mais ainda os danos ocasionados pelos raios ultravioletas.
- Quando o dia é frio e/ou a água é gelada, não se pode esquecer de usar o long John ou a laicra para esquentar o corpo. O frio causa a queda de temperatura do corpo do surfista, que pode causar hipotermia.
- Lembre-se sempre de passar uma boa camada de parafina sobre a prancha e não se esqueça de verificar se não há nenhum dano em sua quiver antes de entrar no mar.
- Sempre reme até uma distância que consiga retornar nadando, caso perca a prancha no mar.- É sempre bom verificar a previsão antes de sair de casa para praticar surfe.

11 abril, 2009

Matéria editada

A nossa matéria sobre canoa havaiana já está editada.
Precisams somente fazer os últimos ajustes e coloca-la aqui para vocês apreciarem o vídeo.
Para quem não sabe, Santos possui muitos vencdores em canoa havaiana também.
Não é só no surfe que nos destacamos não.
A matéria será postada semana que vem.
Fiquem no aguardo que ela logo será disponibilizada para vocês assistirem.

Até mais

09 abril, 2009

Aprecie o Surf


Museu

Santos tem desde janeiro um lugar fixo para o museu do surf. Agora os turistas e moradores da cidade que não conhecem e têm curiosidade de ver como eram as pranchas antigamente podem se deliciar quando vão ao Emissário Submarino, que para muitos é chamado de Quebra-mar.
Além das pranchas eles também podem contemplar lindas fotos que estão em exposição. O idealizador do Museu é Diniz Iozzi, o Pardhal, um dos surfistas mais conhecidos de Santos.
A entrada do museu é gratuita.

Filme

Estreou nos cinemas de todo o Brasil no dia 27 de março o documentário Surf Adventures 2 – A busca continua, com 90 minutos acompanhando profissionais do surf em viagens que passam pelas ondas mais lendárias do esporte, como Áustrália, Peru, Tahiti e Chile. Em Santos o filme ainda pode ser conferido no Cinemark.




07 abril, 2009

Equipamentos para Surfe

Ao contrário do que muitos pensam, a pratica do surfe não depende apenas da prancha como equipamento. Que condições climáticas e situação do mar influenciam todos sabem, mas outros equipamentos também são importantes para um bom dia de surfe.
É fácil deduzir, por exemplo, que o surfista não tem que buscar a prancha na beira do mar toda vez que leva um caldo. Para não ser levada pela onda, a prancha é presa no tornozelo do surfista. A cordinha que prende o surfista na prancha é chamada de Leash e é importantíssima para evitar a frustração de ir até a beira do mar toda hora.
Ta certo que é difícil ficar em pé em cima de uma prancha, mas fica muito mais fácil quando a aderência aumenta um pouco. Para aumentar a aderência da prancha, o surfista utiliza a Parafina, que também é usada para clarear os cabelos de muitos surfistas – uma característica comum na tribo dos surfistas.
Como já falamos no post Dicionário do Surfe, o Long John, a roupa de borracha, ajuda o surfista a driblar o frio presentemente intenso nos dias de melhores ondas. Agora que você já tem algumas dicas de equipamentos para o surfe, pegue sua prancha e caia no mar!

06 abril, 2009

Praias de Santos



Quem acredita que as praias de Santos só têm o jardim da orla como característica turística está enganado. Conheça agora as praias de Santos e veja qual é melhor para a prática do surfe. Características do mar e dos frequentadores serão esclarecidas para ajudar na sua escolha .

Praia do José Menino:
É situada na divisa entre Santos e São Vicente. Nela, localiza-se o Emissário Submarino de Santos, local onde repousa o Museu do Surfe. Ótimo para a prática do surfe, essa praia conta com uma arquibancada, montada no Emissário, para serem realizados campeonatos de surfe. Geralmente, o mar é agitado e o crowd é alto nessa praia.

Praia do Gonzaga:
Praia situada entre os canais 2 e 3. É a praia mais badalada de Santos. Localizada no bairro mais freqüentado de Santos, o Gonzaga, é a praia preferida pelos turistas. Ruim para surfar durante o verão por causa do grande número de banhistas no mar.

Praia do Boqueirão:
Localizada entre os canais 3 e 4, a praia tem como principal característica a feirinha livre que ocorre nos finais de semana. Com ondas gordas, o mar é bom para o surfe. Essa praia é menos crowd do que a do José Menino.

Praia do Embaré:
É localizada entre os canais 4 e 5. Repleta de quiosques, é uma ótima praia para se terminar um dia de surfe. Lanches servidos em até cindo bandejas podem ser encontrados nessa praia. Para quem não é da cidade, pode apostar que os lanches repõem todas as energias gastadas no mar.

Praia da Aparecida:
Praia situada entre os canais 5 e 6. É uma praia bastante freqüentada por crianças. Requer mais atenção e cuidado quando estiver no mar. As ondas são calmas, boas para quem gosta de pegar marolas.

Ponta da Praia:
É nessa praia que o mar fica mais agitado durante as ressacas. A mais perigosa também, afinal, o mar já quebrou até a calçada quando em ressaca. Também é nessa praia que se pratica a canoa havaiana, outro esporte aquático que vem ganhando as graças dos santistas.

05 abril, 2009

A origem do Hang loose


Nasceu do surf um dos gestos mais usados para posar para as fotos, o hang loose. Na verdade sua origem é uma das lendas do surf, que você irá descobrir logo adiante.
Hang loose significa estar calmo, é um jeito de dizer às pessoas que você está feliz e no controle de determinada situação.
Há um tempinho, no Brasil, graças ao programa 15 minutos da MTV, o mini-hang loose virou febre. Todo mundo fazendo o sinal com os três primeiros dedos da mão. O que quase ninguém imagina é que o criador (verdadeiro) do hang loose não poderia fazê-lo na versão miniatura.
A lenda ou o fato histórico (aí vai depender se você acredita ou não nessa história) conta que antigamente, no Havaí, os reis mais corajosos disputavam as maiores e melhores ondas. Vem daí que o rei Tahito, mais conhecido como Moiheka, viajou do Tahiti até o Havaí surfando todas as ondas que encontrou pelo caminho. Encontrou o melhor ponto num local chamado Mokaiwa, na ilha de Kauai. Viveu por vários anos nessa ilha e tinha o costume de se arriscar nas altas ondas locais e saudava a todos enquanto surfava. Foi aí que nasceu o Hang loose. Em uma luta Moiheka perdeu três dedos da mão, sobrando-lhe apenas o polegar e o mínimo, e era com essa mão que ele acenava para as pessoas. Em forma de retribuição e homenagem, as pessoas passaram a saudá-lo com os três dedos das mãos abaixados.

03 abril, 2009

Manobras do surfe

360° é uma manobra em que o surfista executa uma volta completa em torno de si mesmo. Ao terminar o giro, permanece na mesma posição e direção inicial, seguindo na onda .
Aerial é uma manobra em que o surfista voa com a prancha. Ele utiliza a lip como rampa. Para isso, vai em sentido contrário à onda com grande velocidade.
Aerial 360° é uma manobra em que mistura o aerial com o 360°. Para isso, o surfista manda o aerial e executa um giro completo no ar.
Batida é uma manobra em que o surfista acerta a parte de baixo da quiver (prancha) na crista da onda.
Cut Back: essa manobra consista no movimento do surfista em ir em direção contrária à onda e depois voltar com alta velocidade, causando um efeito de “rasgar a onda”.
Dropar é a manobra em que o surfista desce a onda, da crista até a base. Também causa um efeito de rasgar a onda.
Floater Manobra em que o surfista flutua sobre a crista da onda, que já está se quebrando. Provoca um efeito bonito, como se a quiver deslizasse flutuante sobre a lip.
Grab Rail Manobra em que o surfista coloca as mãos nas laterais da quiver para se apoiar e pegar um tubo.
Tail Slide Manobra em que o surfista derrapa a rabeta da prancha. Geralmente é combinada com outras manobras, como a cut back.
Tubo é a manobra mais conhecida do surfe. Há quem diga que a mais bonita. Consiste no surfista ficar dentro da onda.
Rasgada Nessa manobra, o surfista joga a rabeta da prancha para frente, girando o corpo para frente da onda.
Aéreo Quando o surfista decola sobre a onda e volta para a mesma.
Cavada manobra em que o surfista desce a onda, para ganhar velocidade, e sobe para realizar outra manobra.
Backflip: manobra aérea, inicia-se com a Aerial, batendo contra a crista da onda e projetando-se no ar, executando um giro num eixo perpendicular ao solo. Manobra muito arriscada devido à possibilidade de dano cervical..

02 abril, 2009

Tipos de pranchas de surfe

Existem vários tipos de tipos de pranchas de surfe, mas, basicamente, quatro tipos dividem as preferências. Cada prancha é ideal para determinadas ondas, objetivos e surfistas. Existem pranchas de surfe para ondas grandes, para ondas pequenas, para surfistas veteranos, para iniciantes, para ousados e para conservadores. Todas as pranchas são maravilhosas para surfar, basta saber escolher a qual você se adapta melhor e em que mar está surfando.
As Longboards são pranchas grandes que medem, aproximadamente, 9'. Foram as primeiras pranchas da história do surfe que, no Brasil, começou em 1939. Até a década de 70, porém, eram as pranchas de surfe mais usadas. Os antigos ainda as preferem. Em Santos, os veteranos criaram uma espécie de ‘comunidade’ e se intitulam de “pioneiros”. Picuruta Salazar, Cisco Araña, Pardhal e muitos outros completam os pioneiros.
As Guns são pranchas com o formato tradicional das pranchinhas (com o bico pontudo), mas são bem maiores. São pranchas excelentes para ondas grandes. Fornecem boa velocidade e mobilidade aos surfistas, o que permite mais manobras.
As Funboards são as pranchas preferidas dos iniciantes, pois têm boa estabilidade. Elas medem, aproximadamente 7', mas, por ter boa flutuação, são mais fáceis de remar para entrar na onda.
As Pranchinhas são as mais conhecidas no litoral santista. São ideais para ondas pequenas e oferecem muita velocidade e mobilidade. São as preferidas dos jovens competidores, que ousam, cada vez mais, em altas manobras.

01 abril, 2009

Dicionário do Surfe

Que o surfe é formado por uma tribo de características tão particulares, é inegável. Surfistas se vestem, andam e falam “surfisticamente”. E esse post abordará, justamente, as gírias que circulam em torno do surfe. Dialetos próprios e, muitas vezes, confusos serão esclarecidos agora.
Vamos começar pelo princípio: Aloha é uma saudação havaiana de boas vindas.
Surfar é bom quando a galera está reunida: Crowd é uma gíria usada quando tem muita gente surfando num mesmo local.
Ver a praia de cima da onda é o máximo, para isso, o surfista deve permanecer no Deck, a parte de cima da Quiver (a prancha).
Pode ser perigoso tentar manobras arriscadas. Pode resultar num Caldo: expressão utilizada para relatar quando o surfista cai da prancha (muitas vezes engolindo água, por isso o nome)
Frustração para o surfista é quando o mar está calmo. Flat é o mar sem ondas na gíria “surfística”
Agora, quando o mar está perfeito, com água cristalina, ondas maravilhosas e com pouco vento, é chamado de Glass pelos surfistas. Quando os surfistas viajam para um lugar com altas ondas, fazem uma Trip, viagem para surfar.
O turista do surfe, ou seja, o surfista que está surfando numa área que não seja a dele, é chamado de Haole, uma expressão havaiana.
Ir Trabalhar para os surfistas é muito bom. Quer dizer que foi surfar bem cedo.
O mané do surfe é o Jaca, o surfista que fica horas esperando uma onda boa e quando pega, leva um caldo.
Já o profissional, é o Pro: surfista que ganha dinheiro com o surfe.
Há quem diga que o melhor do surfe é pegar um Tubo (quando o surfista fica dentro da onda). Quem é bom nisso também leva um nome específico, é chamado de Juaca.
Nada de morte. Morra é uma onda gigante.
Para não perder a prancha o surfista a amarra no tornozelo. A cordinha que une o esportista e o instrumento é chamada de Leash.
Muitas vezes frio e chuva são sinônimos de “mar agitado bom para surfe”. Para se proteger do frio, os surfistas usam uma roupa de borracha, chamada de Long John.
A crista da onda é chamada de Lip.
O ponto em que se formam as ondas, longe da praia, é chamado de Outside.
Quando os surfistas se alinham no outside, a galera costuma chamar de Line Up.
O mar está Gordo quando as ondas que se formam nele estão largas.
Quando o vento está soprando do mar, em direção à praia, é chamado de Maral. Esse vento ajuda da formação das ondas.
Marola é a parte rasa do mar, onde só se formam ondas pequenas. Logo, Maroleiro é o surfista que só pega ondas pequenas.
Quando o vento é lateral e corre da areia para o mar, é chamado de Off Shore, esse vento, normalmente, alisa as ondas.
Para os surfistas, o perigo repousa embaixo da água. Point Break é a praia com pedras no fundo. Perigosíssimo tomar um caldo nesse tipo de praia.
Uma seqüência de ondas é chamada de Série. Tanto pode ser boa, quanto ruim.
Quando a prancha é velha, e em má condições, é chamada de Tocossauro. A principal característica da Tocossauro é a cor amarelada.
Mais palavras no Dicionário de Surf